domingo, 7 de novembro de 2010

DÉCADA DE 40

Os conflitos armados que assolaram a década de 30 chegam ao apogeu, com o holocausto, e declínio. Um ataque realizado pelo Japão em Pearl Harbor marca a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Os estadunidenses após todos os países assinarem o a Carta das Nações Unidas, garantindo a paz mundial, explodem bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando milhares de civis no Japão, e supostamente precipitando o fim da guerra. Hitler comete suicídio em 1945 com o fim da 2ª Guerra Mundial e Mussolini é fuzilado.
 Ocorrem também os julgamentos de Nuremberg onde foram julgados 24 criminosos de guerra aliados a Hitler, dos quais 13 foram condenados à morte na forca, três foram absolvidos e os demais condenados a outras penas. Teve início também a Guerra Fria, onde aumentaram as tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a União Soviética. Em 1946 é declarada oficialmente pelo presidente Truman, dos EUA, o fim da 2ª Guerra Mundial. E no ano seguinte , o secretário de Estado dos EUA , George Marshal , anuncia um ambicioso plano para a recuperação econômica da Europa.

No Brasil, destacamos a instituição do salário mínimo em 1940, em 1942 a instituição do cruzeiro como unidade monetária brasileira, o anúncio decretado pelo então Presidente Getúlio Vargas, no dia 1º de Maio, e com isto a criação CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em 1943 e destaque no teatro as peças de Nelson Rodrigues como "Vestido de Noiva" e "Álbum de Família".

A Coca-Cola chega ao Brasil em 1942, junto com uma avalanche de produtos norte-americanos e notícias de Hollywood.

Dentro da música causa uma sensível diminuição no espaço destinado à música nas emissoras de rádio, e os gêneros populares se ressentem em qualidade e quantidade.

Cinema e TV invadiram o mundo. No Brasil as músicas de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira agradam à população.

“O Grande Ditador” foi o último filme de Charles Chaplin que faz uma crítica ao fascismo.

No teatro há a estreia em Paris, no dia 27 de maio de 1944, a peça “Entre Quatro Paredes” do filósofo Jean Paul Sarthe.

As publicações literárias de maior destaque no período são “Seara Vermelha”, sétimo livra de Jorge Amado, e “O Lustre”, segundo romance de Clarice Lispector.

Na pintura, temos a presença de Salvador Dalí que foi um importante pintor catalão conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas.Foi influenciado pelos mestres da Renascença, mas retratava também acontecimentos da época. A silhueta dos anos 30, em estilo militar, pendurou até o final dos conflitos. A mulher francesa era magra e as suas roupas e sapatos ficaram mais pesados e sérios. Durante a guerra, o “prêt-à-porter” se desenvolveu. Utilizavam catálogos por correspondência com os ultimo modelos.

Malyneux criou 32 peças de vestuário para serem produzidas em massa. A intenção era criar roupas mais atraentes, apesar das restrições. As saias eram mais curtas, com pregas finas, as calças compridas se tornarampráticas e os vestidos imitavam uma saia com casaco, eram bem populares.

Os chapéus eram muito criativos devido à simplicidade que a mulher estava submetida. As saias longas voltam ao EUA depois de revogação da proibição do uso excessivo de tecidos, imposta pelo governo durante da guerra.

Christian Dior apresentava em sua primeira coleção, o que viria a ser chamado de “New Look”. Cintura e seios marcados e uma ampla saia rodada, um estilo que viria a tornar o uniforme dos anos 50.

Em 1945, 237 bonecas foram devidamente vestidas pelos maiores nomes da moda parisiense, são apresentadas no Museu de Artes Decorativas, em Paris. O espetáculo reafirma a existência da beleza da alta-costura francesa.

Apogeu de Hollywood e Carmem Miranda, como um dos marcos desse período. Com ela surgiu à primeira fantasia genuinamente brasileira, criada por Alceu Pena: a baiana. Carmem Miranda fez sucesso no Brasil e nos EUA, divulgando a cultura latino-americana. Foi à primeira brasileira a lançar moda nos EUA, o “Miranda look” que foi adaptando e usando nas ruas. Na carreira de 15 anos de sucesso, com 13 filmes, mais de 30 discos e programas de rádio e televisão. Retorna aos EUA para iniciar a carreira. Dentro da politica de restrição e importação temos a inauguração de uma era de intervencionismo, através da adoção de uma politica de importações. Quanto à moda brasileira uma adaptação mais conscienciosa do que era ditada por Paris, a Casa de Luxo como Casa Canadá ocupou o lugar de destaque na moda brasileira devido à dificuldade de importação imposta nessa época, começa a produzir modelos e tecidos exclusivos para a elite econômica totalmente copiada dos modelos europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário